Agenda 21


 

AGENDA 21

Um compromisso de Todos

 

Pela Professora: Genilse Goncalves 

Bióloga,

Educadora,

Coordenadora da Agenda 21 de Igarassu

Membro da Rede Brasileira de Agendas 21

 

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

É um planejamento de vivência no planeta para o século, com o qual estabeleceremos elo de solidariedade com os nossos descendentes e as gerações futuras.

 A Agenda 21 nasceu no evento da “ECO 92”  no Rio de Janeiro       (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano). Este documento foi assinado por 170 países inclusive o Brasil, anfitrião da conferência. Ela deve ser um plano obtido através de consenso, ou seja, com todos os atores sociais opinando e se comprometendo com ele.

É importante destacar que a “Rio 92” foi orientada para o desenvolvimento, e que a Agenda 21 é uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável, onde, evidentemente, o meio ambiente é uma consideração de primeira ordem. O enfoque desse processo de planejamento apresentado com o nome de Agenda 21 não é restrito às questões ligadas à preservação e conservação da natureza, mas sim a uma proposta que rompe com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico, dando lugar à sustentabilidade ampliada, que une a Agenda ambiental e a Agenda social, ao enunciar a indissociabilidade entre os fatores sociais e ambientais e a necessidade de que a degradação do meio ambiente seja enfrentada juntamente com o problema mundial da pobreza. Enfim, a Agenda 21 considera, dentre outras, questões estratégicas ligadas à geração de emprego e renda; à diminuição das disparidades regionais e inter-pessoais de renda; às mudanças nos padrões de produção e consumo; à construção de cidades sustentáveis e à adoção de novos modelos e instrumentos de gestão.

Em termos das iniciativas, a Agenda 21 não deixa dúvida. Os Governos têm o compromisso e a responsabilidade de deslanchar e facilitar o processo de implementação em todas as escalas. Além dos Governos, a convocação da Agenda 21 visa mobilizar todos os segmentos da sociedade, chamando-os de "atores relevantes" e "parceiros do desenvolvimento sustentável".

Vale lembrar que a Agenda 21 não é uma entidade ou uma associação ou um conselho que vai executar ações ela é sim UMA CARTA DE COMPROMISSO que os governos do País dos Estados e dos Municípios assumem juntamente com a comunidade para tornar o mundo um lugar melhor para nós e para nossos filhos.

 

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s