GOVERNADOR DE SANTA CATARINA FALA SOBRE ESCOTISMO


Luiz Henrique da Silveira nasceu em Blumenau25 de fevereiro de 1940 é  advogado e políticoligado ao PMDB foi eleito governador do Estado de Santa Catarina em 2007 e exercerá seu mandato até 2011.

Filho de Moacir Iguatemy da Silveira e de Delcides Clímaco da Silveira. Descendente de Luís Maurício da Silveira. Bacharelou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1965.

Dr. Luiz Henrique escreveu este artigo onde fala sobre o Escotismo.

06/02/2010 por robleno

Interessante artigo escrito por Luiz Henrique da Silveira, governador do Estado de Santa Catarina.
Grato ao Rafael, dos G.E. Leões de Blumenau, pelo aviso.

___________________________________________________
O Esquecido Escotismo:
Por Luiz Henrique da Silveira – Governador do Estado de Santa Catarina.

Sob o domínio avassalador da televisão e da internet, as crianças e os jovens de hoje tornaram-se escravos das telas das TVs ou dos computadores. Isso vem deixando as novas gerações sem rumo, sem valores, sem ideais. Por isso, nada mais importante do que reavivar e disseminar a prática do escotismo.

A palavra origina-se diretamente de “scouting”, expressão inglesa usada por Baden-Powell (herói de várias guerras de dominação colonial inglesa, na Índia, na Criméia, no Transvaal e na Rodésia), no manual que escreveu e acabou sendo adotado em escolas britânicas.

O nome do livro, “Aids to Scouting”, sugeria idéias de apoio à observação militar, no que seu autor revolvia a origem da palavra. Na verdade, é um termo latino. Vem de “ascultare”, que significa apalpar, explorar. Era o método com que os clínicos diagnosticavam as doenças. Digo diagnosticavam, porque hoje essa função está entregue, com muito mais acerto, a máquinas, como tomografia e ressonância magnética.

Pois, da observação militar (“to look around”, segundo o “Merriam- Webster Dictionary”) Baden-Powell partiu para a contemplação da natureza, fazendo disso um magnífico movimento de educação da infância e juventude, de modo a treiná-las e capacitá-las a uma vida sadia, em plena harmonia entre si e com o meio ambiente.

Há exatos 102 anos, o Tenente-General do Exército Britânico , Robert Baden-Powell, fundou o escotismo, organizando o primeiro grupo escoteiro, na Inglaterra.

Imediatamente, esse movimento tornou-se uma verdadeira febre mundial, permanecendo assim durante toda a primeira metade do século passado.

O escotismo formou o caráter de pessoas notáveis, como o papa João Paulo II; os presidentes Bill Clinton, Barack Obama, Washington Luiz e Juscelino Kubitschek; o fundador da Microsoft, Bill Gates; o biólogo francês, Jacques Cousteau; o ex-primeiro-ministro inglês, Tony Blair; os ex-governadores de São Paulo, Mário Covas e Geraldo Alckmin.

Infelizmente, o movimento escoteiro perdeu, nas últimas décadas, a força que tinha nos anos 1950 e 1960. Por outro lado, reduziu-se, fortemente, a convocação dos nossos jovens para prestarem o serviço militar, nas Forças Armadas, fator importante para a formação do caráter, da disciplina e da cidadania

A nossa infância e juventude está refém da antieducação de massa, da qual emergem a narcodependência e todas os outras ameaças que a família enfrenta, hoje, para a formação dos menores.

Hoje, mais do que nunca, é imperioso lembrar que na “Carta de Despedida”, pouco antes de completar 84 anos, Baden-Powell deixou esse conselho aos seus escoteiros: “Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram”, e que a “Lei Escoteira” tem como principais conceitos e valores, esses: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, confiança.

Já imaginaram como as coisas seriam mais fáceis e menos decadentes, se essa tábua de leis continuasse a ser disseminada, pelo escotismo, aos jovens de todos os continentes?!
_________________________________________
____

2 comentários sobre “GOVERNADOR DE SANTA CATARINA FALA SOBRE ESCOTISMO

  1. O Governador Luiz Henrique aponta para um dos lados da crise do Escotismo-a crise moral de nossa sociedade.Mas o baixíssimo efetivo do Movimento no Brasil é resultado, também, de uma crise interna. Por mais de setenta anos o Escotismo brasileiro esteve nas mãos de uma única instituição nacional, que reinava absoluta a ponto de, hoje, ela ser confundida com o próprio Escotismo. Na tentativa de se ajustar à crise moral da sociedade, foram adotadas inúmeras políticas equivocadas na tentaiva de tornar o Escotismo "mais aceito" pela "nova moral" que se impunha aos poucos. Por puro "respeito humano", diversas Direções Nacionais colaboraram com a deturpação do Escotismo, não levando em considereção seu caráter marcantemente CONSERVADOR. O Escotismo da revolução não deu certo e o efeito foi desastroso-Hoje, quase não se encontra um verdadeiro Escoteiro, pois o Programa Escoteiro não forma mais Escoteiros e não é necessário ser Escoteiro para participar das atividades dos Grupos de Escoteiros, pois elas são as mesmas praticadas pela turminha do bairro, da escola, pelo grupo de jovens da Igreja, pelos Acampadores do clube…e tem que usar um uniforme…é mico!!!Neste contexto o video game, a internet e o shopping center são vistos como alternativas pela juventude…com todo o contexto que os acompanha.O Escotismo, humilhado-se e rebaixando-se, aderiu ao processo de barbarização da sociedade ,que não tem interesse por ele e que ele pretendia ajudar a transformar rumo à civilização.Porém em 2006 foi fundada uma nova instituição nacional a AEBP-Associação Escoteira Baden-Powell que representa no Brasil o Escotismo Independente. Nossa proposta é o retorno ao Escotismo Tadicional, aquele que faz a diferença e dá resultados. A AEBP está combatendo a crise interna do Movimento e seus resultados positivos já apontam para a real possibilidade de ação sobre a crise moral da sociedade brasileira. Queremos fazer somente erros novos, não queremos repetir os erros antigos!Sempre AlertaChefe Luiz PostalAEBP-Diretor Correspondente no Rio Grande do Sulhttp://www.escoteiros-catolicos.blogspot.com

    Curtir

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s