Frutas exóticas – Fruta Pão – Artocarpos Altilus


Artocarpus altilis.jpg A fruta-pão é um fruto de uma árvore tropical originária da Ásia que chegou ao Brasil já no século XVI, onde se aclimatou muito bem. Em algumas partes da Oceania é um alimento básico. Chegou ao Brasil para alimentar a crescente população de escravos. Mas foi esquecida em grande por ser identificada com a escravidão e com a pobreza. 

 

É uma fruta otima para acampamento com os Escoteiros pois proporciona grande variedade de receitas e onde tiver uma arvore com frutos pode ter certeza quem tem muitos.

Sua árvore é muito bonita e a da foto ornamenta o sítio de um tio meu desde que sou criança. O engraçado é que todas as visitas perguntavam que fruto era aquele grande como um melão e a resposta foi a mesma por muitos anos: muito bonito, mas não serve pra nada!! Até que há poucos anos atrás apareceu uma pessoa que olhou e disse para o meu tio algo assim: “fruta-pão é uma delícia! Posso preparar uma para o senhor ver?” E foi assim que ficamos fãs de fruta-pão cozida e frita, como nas fotos dessa matéria. Para quem nunca provou, ela lembra uma batata, frita fica com textura parecida com de aipim, crocante por fora e macia por dentro.
Para escrever sobre este delicioso e mal aproveitado alimento pesquisei por aí e vi muitas informações interessantes e muitas receitas variadas. 
 

A fruta-pão é muito nutritiva, rica em amido, proteínas, vitaminas C e do complexo B e minerais. Na medicina natural a planta é indicada para furúnculos, para os rins e reumatismo e como cicatrizante. Suas folhas e outras partes da árvore são um ótimo alimento para gado e dizem, é uma planta ecologicamente correta, pois não esgota o solo, não precisa de agrotóxico, sua madeira é resistente a insetos, pode ser aproveitada por inteiro e dá frutos por até 80 anos! Uma pena não ser plantada em escala comercial…Existem duas variedades principais, uma de poupa clara (fruta-pão de massa), usada nas receitas e fotos dessa matéria e outra com muitas sementes comestíveis conhecida por fruta-pão de caroço, cuja poupa escura não é usada na alimentação. Os caroços podem ser consumidos cozidos ou assados, ouvi dizer que em alguns estados do Brasil são usados como feijões… Nunca provei e nunca vi uma fruta-pão de caroço. Se alguém souber de alguma me fale!

Encontrei receitas de vários tipos (veja links abaixo): nhoque, bolinhos, purês, moquecas, sopas, tortas, com leite de coco, marinada, em saladas, pudins, etc.No nordeste, onde é mais usada, é muitas vezes servida no café da manhã de forma simples: cozida e com manteiga. Fica também muito boa com mel ou melado! De sua poupa seca é feita uma farinha usada para enriquecer pães. Imaturas e ainda pequenas “substituem” o coração de alcachofra e podem ser ingeridas inteiras, com casca e tudo. Pode ser consumida ainda verde, quando é mais dura e solta uma seiva grudenta – quando fatiada deve ser colocada imediatamente de molho em água para não escurecer. Quando bem madura sua poupa é mole e mais adocicada e pode substituir banana ou abóbora em uma receita, sendo boa para doces e purês.

Para preparar a fruta-pão cozida ou frita – corte uma fruta verde em fatias, palitos, cubinhos ou como preferir.


E cozinhe em água e sal – Depois de cozida ela fica assim:



Frite em pouco óleo ou manteiga até que doure para que fique crocante:
 

Para incrementar faça camadas de fruta-pão frita intercaladas com presunto em tirinhas, queijo mussarela e parmesão. A última camada deve ser de queijo – leve ao forno quente até que o queijo derreta e gratine. Sirva em seguida. Uma delícia!!

4 comentários sobre “Frutas exóticas – Fruta Pão – Artocarpos Altilus

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s