Atenção Escoteiro quarentões!


A SAÚDE DO HOMEM

Os homens apresentam uma maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida.  A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens. Isso é ainda mais agravante em relação aos jovens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres, visto que estes apresentam índice maior de comportamentos de risco e estão mais propensos a acidentes, principalmente de trânsito, a violência ao álcool as drogas some-se a isto a negligência com a própria saúde fruto da cultura equivocada do “sexo forte”.

Focando na saúde é consenso que muitos problemas de saúde poderiam  ter sido evitados caso houvesse a prevenção, como é o caso do câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula ( próstata)  endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

O diagnóstico precoce ajudará a definir qual o tratamento adequado, todavia a prevenção é o mais eficaz, portanto é importante se desfazer de preconceitos e medos,procurar informações e orientações é uma atitude inteligente e sustentável para saúde.

Para maiores informações procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou lique para o Disque Saúde 136.

#dicasustentável: Os Municípios deveriam realizar desde a pré-escola campanhas para incentivar os meninos a cuidarem da própria saúde.
files_950_201311050954361fd7

1 comentário

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s