Estátua do Escoteiro é roubada!


Ninguem se manifesta guarda municipal de Belém; Assessoria de Comunicacão da prefeitura, vereadores; ou a secretaria de segurança pública. Entramos na 3a semana do Roubo da estátua “O ESCOTEIRO” esculpida em bronze maciço, datada de 2 de outubro de 1938, importada da Argentina. Fico imaginando como vai ser a dispersão no dia 7 de setembro, contigente chegando e se deparando com o cenário atual.

GUARÁ NEWS

FB_IMG_1534785232350

Belém (PA), 9 de agosto de 2018.

“Estátua do Monumento ao Escoteiro desaparece, sumiu,!!!”

Um volta ao tempo…

Inauguração do monumento ao escoteiro – I

Os Escoteiros do Pará acabam de alcançar brilhante vitória, que não é só deles, pois pertence a todo o Movimento Escoteiro do Brasil, pela homenagem que encerra esta grande e patriótica obra, pelos incentivos que contem para o futuro da instituição fundada por Baden Powell.
Essa brilhante vitória é a inauguração do Monumento Escoteiro em Belém, da linda capital daquele Estado do Norte, homenagem da Prefeitura ao Escoteirismo, a seus objetivos, a seu altruístico valor.
Muito antes da hora marcada para a Inauguração, viam-se formadas ao redor do monumento os seguintes grupos de alunos da cruzada de Baden Powell:
“Tropas do Mar”, chefiadas por Manuel Sampaio;
“Tropas Benjamin Constant”, sob a chefia de Castelo Branco;
“Tribos Escoteiras”, chefiadas por José Mota;
“1º Grupo de Escoteiros”, chefiados por Hernani Gomes de Oliveira;
“Grupo Bandeirantes”. Chefiadas pela Senhorita MacDowell;
“Escoteiros Marianos”, do Pinheiro, chefiados por Leandro Ferreira;
“Escoteiros Católicos”, de São Raimundo, chefiados por Dídimo;
“Uma Companhia de Menores, do Batalhão “José Bonifácio”, do Ginásio Paraense, chefiados pelo estudante Abrahão Bentes, e
“Um grupo de alunos da Escola da Marinha Mercante do Pará.
Os porta-bandeiras dos diferentes grupos escoteiros rodeavam o monumento.
A inauguração, ás 9 horas, do Monumento ao Escoteiro, levantado no ponto inicial da Avenida Marechal Hermes, marcou uma grande conquista para aqueles que lançaram entre nós a sã de doutrina de Baden Powell, cuja semente tem produzido frutos ótimos, como foi dado presenciar á assistência que acorreu a tomar parte na homenagem que ao escoteiro paraense presentou a prefeitura de Belém.
A cerimônia foi iniciada pelo Alerta!, hino dos Escoteiros do Brasil, pelas tropas de todos os grupos.
A seguir, o Sr. Orlando de Morais, secretário da Prefeitura de Belém, leu a portaria do Sr. Governador da cidade, sobre a instituição do monumento, cuja leitura terminou debaixo de palmas.
Esta assim redigida a portaria:
*“O Prefeito municipal de Belém, usando de suas atribuições e, considerando que ás associações de escotismo existentes em nosso Estado, desde as suas fundações se vêm conduzindo de modo a merecer os aplausos e a consideração de todos, pela carinhosa, delicada e constantes cooperação dada à educação física, moral e cívica da infância e da juventude paraense;
Considerando que essa cooperação tanto mais se torna valiosa quanto se reconhece as ditas associações nenhum auxilio recebem dos poderes públicos, cuja missão, entretanto, muito facilitam, ensinando aos cidadãos de amanhã o caminho do dever e dogmas da honra;
Considerando que é de justiça homenagear aqueles que tão eficiente e modestamente contribuem para o engajamento da Pátria: e, finalmente,
Considerando que estão ultimadas obras mandadas executar pela prefeitura, para levantamento do monumento ao escoteiro, a Avenida Marechal Hermes;
Resolve, entregando a administração e guarda da cidade o aludido monumento, declarar que o mesmo constitui uma homenagem do município de Belém a brilhante e numerosa família escoteira do Brasil.
Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito Municipal de Belém, 1 de Outubro de 1938. — (a)
Abelardo Condurú”.*
Usou da palavra o Dr. Paulo Eleutério, diretor do Ginásio Paraense e antigo escoteiro, cujo discurso foi uma brilhante peça oratória.
Por último falou o Sr. Álvaro Fonseca, um dos pioneiros do escoteirismo entre nós, e grande entusiasta da escola de Baden Powell, para agradecer ao Dr. Abelardo Condurú, em nome dos escoteiros paraenses e do Brasil, aquela homenagem.
A estátua do escoteiro, fundada em bronze, está assento sobre uma pedra de granito, onda foram colocados o escudo nacional e a legenda escoteira “Sempre Alerta!”, também fundidas em bronze.
O monumento foi inaugurado pelo Comandante João Duarte Inspetor do Arsenal de que Marinha que descerrou o mesmo, o qual se achava envolto pela bandeira nacional.
A cerimônia, que foi encerrada pelo Hino Nacional, cantado pelos escoteiros e presentes. acompanhadas pela banda do 26º B.C., foi assistida pelo Sr. Tenente Ursulino de França, representante o Sr. Interventor Federal, Comandante Joao Duarte, Inspetor do Arsenal de Marinha; Abelardo Condurú, Prefeito de Belém, acompanhado dos Drs. Antônio Martins, oficial de gabinete; Tenente Augusto Dias, ajudante de ordens, e Orlando de Morais, Secretario da Prefeitura;: Dr. Mário Queirós, Delegado Federal da Saúde; Dr. Clovis Barbosa, diretor da A Seita; José Cavalcante Filho, representando o diretor da Educação e Cultura; Dr. Domingo Acatauassú, diretor das Obras públicas, Terras e viação; oficiais da policia Militar e Bombeiros Municipais; Alcebíades Veloso, diretor dos Correios e Telégrafos; Drs. José Martins e Danin Marques, Aurélio Farias, gerente do Banco do Brasil, e presentes outras pessoas de destaque social, famílias e o povo.
Depois do Hino Nacional, realizou-se o desfile dos grupos enumerados diante das autoridades. Puxava-os a banda de música do 26.º B.C.
Cada grupo que passava era saudado com palmas pela assistência e assim findou este grande dia para o Escotismo e para o Brasil.

Fonte: Jornal do Brasil, 30 de outubro de 1938 (pág. 8).

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s