78 anos do Chefe Osvaldo Ferraz!


A Associação Pernambucana de Escoteiros parabeniza o Chefe Osvaldo Ferraz pelos seus 78 anos de vida em sua maioria dedicados ao Escotismo e em sua homenagem publicamos seu currículo resumido. Parabéns Chefe Osvaldo, vida longa!

Chefe Osvaldo.

Meu nome é Osvaldo Ferraz.

 

Nasci em 09 de janeiro de 1941 em Barra do Cuieté uma cidade de Minas Gerais. Faltando um mês para fazer sete anos entrei para o Movimento Escoteiro como lobinho. Fui primeira e segunda estrela. Quatro anos depois passei para escoteiro e consegui a primeira classe. Fui sênior por três anos e pioneiro por um ano. Era uma época onde havia muita liberdade para se fazer escotismo. Acampei, excursionei, viajei por muitos estados brasileiros e em algumas de bicicleta ou mesmo a pé. Fiz meu primeiro curso escoteiro em 1959 com dezessete anos e dez meses.

Fui Chefe Escoteiro, de lobinho e mestre pioneiro.

 

Em 1966 recebi minha Insígnia de Madeira e logo a seguir fui convidado para ser o Comissário Regional do Estado de Minas Gerais onde permaneci por nove anos. Nestes anos recebi as Medalhas de bons serviços bronze prata e ouro. Recebi também as medalhas de gratidão bronze prata e ouro. Finalmente recebi a Cruz São Jorge, além de outras que não pertencem ao movimento escoteiro.

Convidado aceitei a participar da Equipe de Adestramento como Diretor de Curso Básico DCB. Em 1976 fiz um Curso Avançado para membros da equipe e passei a atuar como Diretor de Curso da Insígnia de Madeira DCIM. Tive a honra de participar de mais de cento e cinquenta cursos escoteiros, não só como Diretor, mas também como Assistente.

Em São Paulo onde passei a residir a partir de 1977 fui convidado para ser o Assistente Regional de Adestramento. Passei minha vida escoteira em diversos Grupos Escoteiros. São Jorge em Governador Valadares MG, Grupo Escoteiro Tapajós em Coronel Fabriciano MG, Grupo Escoteiro Walt Disney em Belo Horizonte MG, Grupo Escoteiro Paineiras em São Paulo SP e Grupo Escoteiro Águia Branca também na capital. Quando gerente de uma Fazenda em Pirapora Minas Gerais fui professor de Mobral e para alegrar aos alunos (muitos com setenta e oitenta anos) os transformei em escoteiros. Divertimos-nos muito com as atividades feitas inclusive acampar ao ar livre com cada um se virando para fazer sua cabana.

Estive presente em diversas atividades distritais e regionais em Minas Gerais, São Paulo e Brasília. Participei de diversos acampamentos distritais e regionais. O que me faz orgulhar muito foi os acampamentos feitos que superaram as setecentas noites de campo.

Atualmente não atuo mais em grupos escoteiros e colaboro escrevendo artigos sobre escotismo além de ter como hobby escrever Histórias Escoteiras que são publicadas no Facebook e seis Blogs que mantenho no Google.

Em abril próximo farei 71 anos de escotismo. Hoje não tenho registro na UEB e em nenhuma outra associação escoteira. Considero-me como escoteiro deste que fiz minha promessa como lobo em 1947 e como escoteiro em 1954. O escotismo é uma filosofia de vida que abracei para sempre.

Chefe Osvaldo

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s