Baden Powell, um homem, um mito…


“Robert Stephenson Smyth Baden-Powell”.
O Herói que não morreu!

Prefácio: – Um homem, um mito, uma história para contar por várias gerações. Lord Baden-Powell of Gilwell ou simplesmente BP é uma lenda um Herói que não morreu. Seus mais de 28 Milhões na ativa estão sempre a lembrar do seu Chefe Escoteiro Mundial seja ontem, hoje e para sempre!

Um poeta descreveu que toda a beleza do mito é justamente seu mistério inacessível, seu enigma não decifrado! Cabe então ser nosso BP um mito? Qual parte de sua história ainda não foi contada? Quem desconhece seu líder, que nasceu em Londres em 22 de fevereiro de 1857 e foi para as estrelas em 8 de janeiro de 1941? Quem foi esse Tenente-general do Exército Britânico que se transformou em um herói para seus milhões de súditos meninos homens e mulheres que o reverenciam até hoje?

– Quem não conhece sua história desde seu nascimento? Sua família, seu pai um reverendo e professor em Oxford, sua mãe filha de um almirante, seu bisavó aquele que ajudou a colonizar os Estados Unidos?

– Ah! Robert, nos seus 3 anos perdendo seu pai e deixando sua mãe com sete filhos em dias difíceis para criar uma família tão grande. Mas já dizia o mestre em sua idade adulta que dificuldades são feitas para serem superadas. O que falar de Charterhouse, sua escola onde aprendeu a andar com as próprias pernas desconhecendo ainda nosso herói Caio Vianna Martins que pronunciou tão bela frase. Ator, goleiro de futebol e seus amigos adoravam seu jeito de contar piadas.

– Mas Robert cresceu. 19 anos e lá foi ele para a Índia como subtenente do regimento que formava a cavalaria da Guerra da Criméia. Começou ali uma bela carreira militar. E veio a campanha contra os Zulus na África e foi então promovido a Major. Sua luta contra a feroz tribo dos Ashantis e os Selvagens guerreiros Matabeles fez com que recebesse o nome de “Impisa” – O Lobo que nunca dorme. Promovido a Coronel lá foi o nosso BP enfrentar os Boers na Africa do Sul onde ficou conhecido por defender uma cidade aberta com pouco mais de 1.200 homens contra 10.000.

– Herói de Guerra em Mafeking reconheceu o trabalho dos jovens nas diversas tarefas a eles confiadas. Promovido a major-general retornou a Inglaterra e ao escrever seu primeiro livro para militares – Aids To Scouting (Ajuda à Exploração Militar). Com sua experiência na Africa e na Índia escreveu um novo livro e nele sentiu o poder de ajudar na formação educacional e no adestramento aos rapazes. E veio Brownsea, sucesso! Foi onde tudo começou!

– Eita moço que não sabia onde parar. Lançou mais seis fascículos do seu livro e isto começou a afetar jovens do mundo inteiro. E graças ao Bom Deus ele resolveu se dedicar a formação do Escotismo e viu que ali seria sua nova vida. Pediu demissão do Exército e em pouco mais de dois anos já contava com 2 milhões de escoteiros no mundo! Uma apoteose! Foi nessa ocasião que recebeu o título de Barão nas mãos do Rei Jorge VI sendo considerado agora Lord Baden-Powell of Gilwell.

– Rodopiou pelo mundo. Criou os lobos de Seeonee, as Bandeirantes (girl scout), e assim o escotismo floresceu. Mas chegou a hora de parar. Aos 80 anos regressou a Africa, fixou com sua esposa Lady Olave Baden-Powell residência no Quênia, até sua ida para as estrelas em 8 de janeiro de 1941 aos 84 anos de idade. Até hoje os que visitam sua casa PAXTU ficam encantados com tamanha beleza. O Quênia é rico em história. Ali foi a origem de Barack Obama e até hoje existe a necrópole onde está enterrado o nosso fundador.

– Nosso Líder passou boa parte dos seus últimos dias escrevendo escotismo. Sua última mensagem conhecida por todos os escoteiros do mundo deixa um misto de louvor e ensinamentos para todos nós os adeptos de sua filosofia. Quem visita Nyeri no Quênia Central poderá conhecer os Jardins Históricos de Baden-Powell. O local tem um centro de informações e uma cantina Girl Gides. Ali próximo há um pequeno portão com a Promessa Escoteira no pilar esquerdo. Além deste portão é o cemitério onde está BP. Os jardins são bem cuidados e enquanto se caminha pelas sepulturas um ar solene parece engolfar em um clima ensolarado em Nyeri.

– Ninguém esquece ao avistar a menos de 100 metros na estrada principal um terreno elevado a partir do qual se avista o Monte Quênia em toda sua glória. Uma vista espetacular que BP em seus jardins avistava o que considerava o local mais lindo em sua vida. Ainda sinto as lagrimas fluindo em minha face, quando leio seu ultimo boa noite escrito para todos nós escoteiros do mundo. Adeus BP, ou um até logo, pois logo estarei escoteirando junto à tí!

– Escrevo estas lembranças no meu jardim no fim de um dia perfeito no final de setembro, com o brilho avermelhado do pôr do sol dando um novo tom para as luzes e sombras através das florestas que se estendem abaixo. Uma névoa violeta sobe as alturas distantes onde o tempo vagou. Existe um cheiro de rosas no ar. É um perfume inebriante. Uma torre de arvores aparece nos olmos próximos, em resposta ao distante cantar de uma pomba. Uma abelha cantarola sonolenta por um mel que não encontrou. Tudo é paz em casa ao anoitecer. Á noite agora se fecha no badalar da meia noite. É hora para descansar e honestamente estou meio cansado. Olho para trás e sinto que, apesar de um suspiro, tive um dia daqueles que todos têm, apesar de suas limitações. Não foi um dia ocioso, por isto o desfrutei ao máximo. Através de uma janela superior, vem à conversa e risadas de gente jovem indo para a cama. Para amanhã o seu dia vai chegar. Que seja tão feliz quanto o meu foi hoje. Deus os abençoe! Quanto a mim, vai ser a minha hora de dormir logo. E então é melhor dizer agora:
Boa noite!
Do amigo de todos os escoteiros do Mundo,
Baden-Powell Of Gilwell.

“Boa noite meu amigo, saudades de você. Até breve, logo estaremos reunidos outras vez”!

Chefe Osvaldo Ferraz

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s