7 de setembro em Barreiros: desfile, homenagens e muito mais!


O dia 7 de Setembro é uma data das mais importantes para o povo brasileiro para além de ser a icônica data de independência do Brasil é uma data onde se celebra a democracia a liberdade e a identidade nacional de um povo que ainda está em processo de construção, celebrar a força de uma sociedade que luta todos os dias para fazer de seu país um lugar onde todos possam viver em paz, felizes e satisfeitos sem qualquer discriminação é com esse sentimento que todos os anos os Escoteiros vão as ruas das cidades mostrar que a juventude acredita que a paz e a justiça social são condições indispensáveis para um país que pretende ser grande.

Os Escoteiros de Barreiros mostraram sua garra e vigor, mesmo com uma torrencial chuva que caia no momento do desfile, não desistindo nenhum momento de parar ou reclamar, seguindo fielmente o que a Lei Escoteira ensina em um de seus artigos. ” O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.” Já o Mor da banda o professor Givaldo fez questão de mostrar o valor do escotismo na vida dos jovens colocando também o tradicional Lenço Escoteiro em seu lindo uniforme confeccionado inclusive por ele.

Todos os anos os Escoteiros de Igarassu prestigiam o desfile da cidade com suas tropas apresentações, e este ano ficaria mais emocionante homenagear seu líder que há mais de trita anos dedica sua vida no serviço ao próximo e fez parte de muitas atividades no passado, com parcerias que até hoje são sólidas, entre elas a ajuda aos desabrigados nas últimas enchentes e parceria com o COMDICA Barreiros. Mesmo com toda dificuldade da distância de quase 300 km de ida e volta, prestigiamos o desfile de Barreiros como atividade já no calendário da entidade que há 5 anos não deixam de participar valorizando ainda mais o evento com o apoio da Prefeitura de Barreiros nos oferecendo este translado.

” Homenagear o Chefe Renato é um orgulho para todos que fazem a APE – Associação Pernambucana de Escoteiros, e mesmo com chuva ou sol estaremos prestigiando eventos organizados por ele, por que sabemos seus objetivos a frente da educação não formal e na área ambiental em todo estado.” Externou o Chefe Gilmar, Escoteiro Chefe de Pernambuco.

A Escola Municipal Miguel Mendonça de Melo fez bonito no Desfile Cívico de Barreiros, alusivo aos 197 Anos da Independência do Brasil. Este ano a Prefeitura Municipal de Barreiros através de sua Secretaria de Educação escolheram o tema ” Bons Exemplos” homenageando personalidades que fizeram e fazem a diferença a frente de suas atividades e projetos de vida e missão social.

A escola escolheu o Chefe Renato como um dos seus homenageados, mostrando sua trajetória na infância como escoteiro até os tempos atuais, com várias condecorações e premiações de destaque na área da educação infantil e ambiental. O mesmo viu de perto os alunos com placas e dizeres além do tradicional Lenço Escoteiro usado também pelos dirigentes da escola e professores. A Banda Marcial sob a batuta do maestro Wellington fez alusões de músicas que marcaram momentos de sua vida, e músicas especiais para o evento. A escola é dirigida pela gestora Cleuma e sua valiosa equipe de servidores.

Na trajetória do desfile foi mostrado como os jovens participam do Movimento mais antigo no mundo, que hoje congrega mais de 50 milhões de jovens em 198 países. Um dos destaques foi a foto do líder com apenas 1 ano de vida em um jardim, mostrando seu amor a natureza já de cedo, além de fotos marcantes de eventos e pertinho ao lado de lideranças que apoiam seu trabalho desde de muito tempo. Foi contado a história da primeira viagem internacional para a Bolívia com apenas 12 anos de idade, que durou 45 dias atravessando o Brasil até sua chegada dentro de um trem. Os jovens ainda puderam fazer a última homenagem mostrando de surpresa uma camisa que foi confeccionada especialmente para a homenagem.

Após o desfile os Escoteiros se dirigiram ao Campo Escola Eduardo Campos onde puderam desfrutar da grande beleza natural daquele que tem uma vista privilegiada para o Rio Una, a Jóia da Mata Sul!

Prefeitura Municipal de Barreiros este ano inovou ainda mais valorizando lideranças do município e personalidades internacionais como; João Paulo II, Auro Celso Cirne, Ivanilda Cavalcanti, Severino Sherman, Ariano Suassuna, Missionário Joel Frans, João Marcolino, Yaraci Nere, Elimário Farias, Jadiel Pernambucarte, Ana Maria Melo, Yvon Bezerra, Bezouro Locutor, João Francisco da Silva, Emílio Geraldo, Wylliane Albuquerque, Ercília Clímaco, Rui Ayres Belo,conselheiro Euclides Celso, Professor Marcus Vinicius, Padre Gusmão, Professora Terezinha Gonçalves, João Rufino, Professora Maria José Vicente, Miguel Mendonça, Maria José de Lima Costa, Papa João XXIII, Maria Madalena de Barros, Maria da Conceição Vieira, Midian Maria, Pastor Basílio, Professor Aluizio e tantas outras.

Reportagem: Adoniram Lopes
Fotos: Mario Fotografia e Redes Sociais.

Confira as fotos.

Fonte: Barreiros News

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s