Chefe Renato é destaque no 5* FLIPE – FESTIVAL LITERÁRIO DA PERIFERIA


A FLIPE 2019 tem como objetivo homenagear e ajudar a publicar livros de escritores da periferia, levar formas de incentivo a leitura as crianças, adolescentes e adultos que moram em bairros com poucas ações literárias. Este ano teremos três homenageadas: Fátima Oliveira, Fabiana Faria, Bárbara Oliveira.

Uma das atrações da feira é a palestra do ambientalista Chefe Renato que tem uma trajetória no Projeto Nacional Ambiental Escoteiro “Diamantes do Brasil” em convênio com APE- Associação Pernambucana de Escotismo, considerada uma das mais antigas do Brasil. Chefe Renato como é popularmente conhecido exerce trabalhos ambientais em todo estado, em especial a região da Mata Sul litorânea. Um dos seus maiores projetos é o ‘Águas do Amanhã por Amor aos Rios Una e Carimã’, um projeto inovador que tem o apoio do Ministério Público do Estado de Pernambuco onde é executado pelos jovens escoteiros do 97º Grupo Escoteiro Eduardo Campos, com apoio da Compesa, Prefeitura de Barreiros e a APE que são parceiros destes últimos em consonância com o ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Também é colaborador do Projeto Atitude Consciente nas Praias idealizado pelo grupo de Voluntários do Planeta de Sirinhaém. Ano passado foi agraciado pelo Governo de Pernambuco, SEMAS, CPRH como “Personalidade do Ano” com o Troféu Vasconcelos Sobrinho na área ambiental pelos seus projetos inovadores com crianças e adolescentes.

O FLIPE tem como organizador o Chefe Escoteiro Sérgio que é presidente da entidade cultural Periferia e Cidadania, o mesmo já foi agraciado pelo Colégio Militar do Recife e pela Assembléia Legislativa de Pernambuco pelo projeto Geladeira Cultural que visa a incentivar o hábito da leitura reaproveitando carcaças de geladeiras. O mesmo é dirigente do 102º Grupo Escoteiro Duarte Coelho do Engenho do Meio.

” Nunca como nos dias atuais foi tão necessária a leitura para levar conhecimento e consciência crítica às pessoas, esse projeto do Chefe Sérgio é para nós Escoteiros um grande orgulho, pois é papel do Escotismo fazer esse tipo de provocação em especial em tempos de “terra plana” a ciência e a busca pelo conhecimento são necessários.” Gilmar Gonçalves – Escoteiro Chefe de Pernambuco.

Este ano teremos a participação do jornalista e escritor Evaldo Costa que terá um momento especial com os homenageados e estudantes em uma Roda de Conversa com o tema; O papel de uma feira literária na periferia. Evaldo foi secretário de Imprensa de Pernambuco, nos governos de Miguel Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara respectivamente, atualmente exerce a função de diretor presidente do Arquivo Público Estadual, foi fundador da Bienal do Livro de Pernambuco, tem intensa relação com os mundo do livro e da leitura, a saber:
– Foi Presidente da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE.
– Criou a Bienal do Livro de Pernambuco em 1997.
– Foi membro do Conselho Editorial da CEPE de 2015 a 2019.
– Criou e foi Curador da Fenelivro de 2015 a 2018.

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s