O Escoteiro que enganou Adolf Hitler!


Ele roubou um carro e fugiu de Auschwitz disfarçado de oficial nazista.

.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br

Neste dia em que comemoramos 75 anos da libertação de Auschwitz vamos falar de uma das fugas mais fantásticas que aconteceu naquele campo de concentração. Os arquitetos desse plano? Escoteiros!

Kazimierz Piechowski, membro adolescente dos Escoteiros na Polônia que se tornou um dos primeiros prisioneiros de Auschwitz e liderou uma fuga corajosa do campo de extermínio nazista, ajudando a roubar o carro do comandante e se passando por um oficial furioso da SS.

Kazimierz Piechowski foi um dos poucos judeus a conseguir escapar do temido campo de prisioneiros. Para isso, ele elaborou um complexo plano de fuga.

Piechowski tinha 19 anos quando o exército alemão invadiu a Polônia e começou a matar padres, intelectuais e membros da organização de Escoteiros no país em setembro de 1939, temendo – corretamente – que os escoteiros ajudariam a lançar as sementes da resistência.

Quando os comunistas consolidaram o poder na Polônia depois da guerra, Piechowski foi sentenciado a dez anos de prisão como um inimigo do estado, de acordo com o jornal de Londres, Mail on Sunday. Ele foi solto depois de sete anos. Depois disso, ele trabalhou como engenheiro no navio Gdansk.

“Eu sou Escoteiro, então eu tenho que fazer a minha obrigação – e ser alegre e agradável”, contou ele ao The Guardian. “E eu serei um Escoteiro até o fim da minha vida.” – Kazimierz Piechowski –

Saiba mais em: http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/ele-roubou-um-carro-e-fugiu-de-auschwitz-disfarcado-de-oficial-nazista-cs3v4eijscffyt20p36xn4cav/amp/?fbclid=IwAR2evQ8ICKxZH7QqXzzLcHSAGopVqP0j0n7WngrOv4mEobKW86W0EEoO4WM

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s