Padre Jaques Sevin um chefe Escoteiro a caminho da santidade


Pouco conhecido no Brasil o Padre Jaques Sevin é um das figuras mais importantes na história dos Escoteiros, sua determinação venceu até a antiga rusga que gerava desconfiança no clero francês quanto aos Escoteiros, uma criação inglesa.

Beatificação

A causa da beatificação do Servo de Deus foi introduzida em Roma em 1989. Ele foi declarado Venerável em 10 de maio de 2012 pelo Papa Bento XVI.

Jacques Sevin (7 de dezembro de 1882 em Lille – 19 de julho de 1951 em Boran-sur-Oise) era um jesuíta francês conhecido por seu papel na introdução do escotismo na França.

Jacques Sevin Le Pré Jacques Sevin Soeurs da Sainte Croix de

Jacques Sevin Jacques Sevin Wikipdia

O P. Sevin foi dispensado do serviço militar em 1902 e permaneceu na Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1916, foi nomeado professor no colégio de Tuquet, em Mouscron, perto da fronteira francesa.

Jacques Sevin sevin1jpg

Oito dias após sua chegada a Mouscron, os alemães assumiram a faculdade como um hospital militar. Foi então que o padre Sevin se envolveu no movimento de escotismo, ganhando força no Reino Unido.

Jacques Sevin Jacques Sevin ICCS CICS

Entre 1917 e 1919, ele escreveu seu livro clássico Escotismo e estabeleceu a primeira tropa de escoteiros católicos em Mouscron em 1918.

O escotismo, uma importação da Grã-Bretanha, foi fortemente depreciado nos círculos eclesiásticos da época. Mas o padre Sevin conseguiu demonstrar que poderia ser revisado para corresponder a uma profunda visão cristã do homem. Com a fundação da Associação Escoteira da França em julho de 1920, ele absorveu as experiências do Escotismo Católico que existiam na França desde 1911 e se tornou o arquiteto de uma aliança entre o Escotismo, segundo o modelo estabelecido por Lord Baden-Powell e o Evangelho Cristão. Ele começou a publicar o boletim mensal Le Chef em 1921.

De acordo com Madre Madeleine Bourcereau, “O encontro entre o método Escoteiro e as intuições de P. Sevin desenvolveu uma pedagogia baseada nos valores do Evangelho, onde cada jovem é encorajado a florescer e desenvolver sua personalidade, extraindo o talento latente dentro de si. O padre Sevin se dedicou a tornar conhecidas as riquezas do escotismo e todo o seu valor educacional e evangélico – não é tarefa fácil “.

Ele começou a música uma oração atribuída a Santo Inácio de Loyola, tornou-se a “oração escoteira”, aqui traduzida literalmente do francês:

Senhor Jesus, ensina-nos a ser generosos, a servi-lo como você merece, a dar sem contar, a combater sem se preocupar com ferimentos, a trabalhar sem procurar descanso, a gastar-nos hoje, com a outra recompensa do que saber que fazemos a sua santa vontade.

Referências

Jacques Sevin Wikipedia

3 comentários sobre “Padre Jaques Sevin um chefe Escoteiro a caminho da santidade

  1. Há um.engano O Pé. É apenas Venerável e não Santo. Já o escoteiro Marcel Celio é Beato e pode ter culto privado.

    Curtido por 1 pessoa

Gostou deste post, então da um like e comenta. Vlw :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s